quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tangibilidade e Expansibilidade

"Cristo é o centro organico do cosmos". ( Teilhard de Chardin). Por Que?
        "Por que nEle está suspenso fisicamente, em definitivo, todo o desenvolvimento, mesmo natural, do Universo inteiro, isto é, não apenas da Terra e da humanidade, mas também de Sírio, de Andromeda, dos Anjos, de todas as realidades de que dependemos fisicamente, de perto e de longe (isto é provavelmente de todo o Ser participado)". E Cristo é, ainda, centro organico do Universo, por ser o centro " não somente do esforço moral e religioso, mas igualmente de tudo o que  supõe esse esforço, a saber, de todo crescimento do corpo e do espirito".
          Por sua posição e por sua função dentro do cosmo, ele é universal. Por sua posição como Ele, é " o liame concreto que une entre si todas as entidades universais e lhes confere um último poder de se apossar de nós", de ser bicéfalo. Por sua função como Cristo-Ponto-Omega " não; se comporta como um ponto de convergencia morto e passivo, mas como Ele, é o centro de irradiação para as energias que conduzem o Universo para Deus, através de sua Humanidade". Por força dessa dimensão cósmica universal, Cristo anima e informa todo o trabalho humano, todos os determinismos materias e todo o processo de evolução. Por isso, " tudo é fisicamente 'cristificado', em torno a nós, e tudo pode se-lo ainda mais".
          Daí resulta que o cosmos todo aparece como o corpo de Cristo em (Fazimento). Ele não acabou ainda de se formar por que a evolução ainda não chegou ao seu termo, e Deus ainda não é tudo em todos  
(1Cor 15, 28)

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