segunda-feira, 30 de maio de 2011

Auto Hemoterapia Conversa com Dr Luiz Moura

UM POUCO DA HISTÓRIA
Apesar dos vários comentários das “autoridades” médicas, afirmando que a AH não tem fundamentação científica ou estudos prévios, uma simples pesquisa foi suficiente para traçar seu percurso histórico.
Em 1911, o médico F. Ravaut registrou sua utilização em diversas enfermidades infecciosas, em particular na febre tifóide e em várias dermatoses. Dr. Ravaut usou também a auto-hemoterapia em certos casos de asma, urticária e estados anafiláticos (Dicionário Enciclopédico de Medicina, T.1 de L. Braier).
Em 1912, o professor Sicard, da Sorbonne, Paris, utilizou-a empiricamente em tratamento de infecções e também para tratar da acne juvenil, com resultados muito positivos.
Em 1941, o Dr. Leopoldo Cea, no “Dicionário de Términos Y Expressiones Hematológicas”, pg. 37, cita: AH: “método de tratamento que consiste em injetar a um indivíduo cierta cantidad de sangre total (suero Y glóbules) tomada de este mismo indivíduo”. No mesmo ano, o Dr. H. Dousset, coloca a auto–hemoterapia na classificação de técnicas indispensáveis: “É útil em certos casos para dessensibilizações”.
Em 1976, Stedman, no “Dicionário Médico”, 25ª edição, na pg. 129, cita a utilização da AH, descrevendo seu procedimento. O mesmo acontece no livro “Index Clínico” – Alain Blacove Belair, publicado em 1977.
Ou seja, a AH é uma técnica reconhecida no campo médico, indicada por várias autoridades e com estudos publicados.
Mas no Brasil é que foi realizada a pesquisa mais esclarecedora. O professor Jesse Teixeira, médico consagrado em nosso país, provou que o Sistema Retículo-Endotelial era ativado pela auto-hemoterapia, em seu trabalho publicado e premiado em 1940 na “Revista Brasil – Cirúrgico”, no mês de Março.
Dr. Jesse Teixeira provocou a formação de uma bolha na coxa de pacientes, com cantárida, substância irritante. Fez a contagem dos macrófagos – células de defesa do sistema imunológico. Antes da auto-hemoterapia, a cifra foi de 5%. Após a auto-hemoterapia a cifra subiu a partir da 1ª hora, chegando após 8 horas a 22%. Manteve-se em 22% durante 5 dias e finalmente declinou para 5% no 7º dia após a aplicação. Em suma, o estudo comprovou que a auto hemoterapia provoca a quadruplicação dos macrófagos, aquelas células multi funcionais do sistema imunológico descritas por outro eminente médico brasileiro, Dr. Ricardo Veronesi.

ESTUDOS IMPRESSIONANTES!
A partir dessa constatação, Dr. Jésse Teixeira realizou uma pesquisa com a aplicação da auto-hemoterapia em pacientes que foram submetidos à cirurgia de pulmão, comprovando seu impressionante efeito: 0% de infecção hospitalar ou complicações pós-operatórias! Utilizou ele a autohemotransfusão de 20 cc logo após a operação; estando o doente ainda na mesa de operação.
A pesquisa foi baseada em 150 observações, das quais, a maioria, pertencentes à cirurgia de urgência (sem realização de profilaxia prévia), através dos casos passados pelo Serviço "Daniel de Almeida" a cargo do Dr.Jorge Doria, no Hospital de Pronto Socorro, no Rio de Janeiro, em 1937. Esta foi a primeira pesquisa brasileira publicada sobre o assunto, tendo sido premiada na categoria de originalidade, em março de 1940, na Revista "Brasil Cirúrgico". (Nota do Redator: Tenho disponível o trabalho, tanto xerocado em sua grafia original, quanto com ortografia atualizada).
Outro trabalho significativo é o do Dr Luiz Moura, eminente médico carioca, o primeiro presidente médico do INAMPS, que, quando estudante de Medicina, acompanhou o trabalho de seu pai, Dr. Pedro Moura, aplicando a auto-hemoterapia em pacientes que iriam à cirurgia, na Casa de Saúde S. José, no Rio de Janeiro, com a finalidade de evitar infecção ou complicações pulmonares pós-operatórias.
Fala o Dr. Luiz Moura: “Entre 1943 e 1947, quando cursava a Faculdade Nacional de Medicina apliquei a auto-hemoterapia seguindo a indicação de meu pai, Professor Pedro Moura, nos pacientes que ele operava na Casa de Saúde S. José, no Rio de Janeiro. A primeira aplicação era feita na residência do paciente e a segunda 5 dias depois, na Casa de Saúde, no quarto do paciente. A dosagem era sempre de 10ml. A finalidade da aplicação era evitar infecção ou outra complicação infecciosa pulmonar, já que a anestesia na época era feita em geral com éter, que irritava bastante os pulmões. O cirurgião geral, Dr. Pedro Moura adotou este método face ao sucesso da experiência do Professor Jésse Teixeira que registrou em 150 cirurgias as mais variadas, 0% de complicações infecciosas post-operatórias, em 1940”.
Dr. Moura, depois de formado continuou aplicando a auto-hemoterapia em casos de acne juvenil e dermatoses de fundo alérgico. Em 1976, aplicou a auto-hemoterapia no Dr. Garófalo, seu colega e amigo, que estava com obstrução arterial na coxa direita. Durante 4 meses, de 7 em 7 dias aplicava 10 ml de sangue. Após este período, o Dr. Garófalo, já podendo caminhar normalmente, submeteu-se a novos exames e comprovou que a artéria estava livre de obstrução. Foi quando Dr. Luiz Moura teve contato com os trabalhos do Dr. Jésse Teixeira (1940) e Ricardo Veronesi (1976) abrindo o campo para o tratamento das doenças auto-imunes.
O Dr. Luiz Moura passou a ser considerado uma grande referência na utilização da técnica de auto-hemoterapia, tanto como pesquisador quanto como divulgador. Suas pesquisas e prática clínica apresentam um leque enorme de possibilidades da aplicação da auto-hemoterapia, além de outros procedimentos terapêuticos. A respeito, foram gravados dois vídeos, de cerca de 2 horas e meia de duração cada: o "Energia da Vida" (realizado em 1992 por Luiz Sarmento e Ralph Viana) e "Auto-hemoterapia – Contribuição para a Saúde" (março de 2004, direção de Luiz Sarmento e Ana Martinez), que foram os vídeos que deram a dimensão nacional à auto hemoterapia e que foram citados e mostrados no Fantástico..
Há, também, inúmeras referências a tratamentos e aplicações da auto hemoterapia na Internet (como nas diversas enfermidades do tipo anafilático: coriza espasmódica, asma, eczemas, urticária, etc. – (ver www.megasalud.com.mx).
Numa pesquisa realizada na internet, constatamos que em Scottsdale, no estado de Arizona - EUA, o tratamento com a auto-hemoterapia (em diversas enfermidades) pode ser incluída no Plano de Saúde Pessoal, no Envita Natural Medical Center da America. (www.behealthyamerica.com/therapies/autohemotherapy.htm).



http://www.orientacoesmedicas.com.br/AUTOHEMOTRANSFUSAO_Dr_Jesse_Teixeira_1940.pdf

Um comentário:

  1. O Dr. Moura não criou o tratamento denominado auto-hemoterapia. Ele simplesmente deu uma mentrevista explicando a AH, que como a reporter que a produziu não conseguiu por na mídia, sabemos bem porque$$, ela começou a distribuir. Então, vendo o potencial, passou a vender. Então diante dos benefícios para o povo e da demnada, postou no youtube. Ai as autoridades viram que traria prejuízo (a Ah era de conhecimento das autoridades, sabiam pois já tinham processado o médico em 2006 e o inocentaram) então encomendaram um parecer tendencioso e incompleto (onde o único parecerista, que produziu o parecer em menos de 2 meses, afirma que desconsiderou estudos por dificuldades de tradução) para justificar a proibição de um procediemnto médico mundial receitado por médicos em mais e século ,sem sequer UM registro de complicações. Sobre estudos, existem sim, vários, mas são categoricamente desmerecidos.
    Até no PUBMED existem registros. Aemais a Ah é copiada nos procedimentos tampão sanguíneo peridural, PRP PPP doDr. Runco ortopedista da Seleção, na injeção de sangue autólogo dentro de olho lesionado etc. Praticada e receitada em Veterinária há século, sendo o principal tratamento para doenças virórticas, na qual existem vários estudos balizadores.
    Existem fóruns sites, orkut, MSN, youtube e vários outros que tem farot material. Eu mesmo, diante da Ah na minha vida( uso há 4 anos sem descanso) compilei muita coisa e forneço co´pias digitais e impressas de graça a quem solicita. Está em Este livreto, em versão digital, de graça:
    http://www.4shared.com/dir/14857797/4b1e39d7/sharing.html
    e

    fórum: CLUBE CÉTICO – WWW.CLUBECETICO.ORG
    http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=8361.0
    ... debate com médicos e detratores da terapia, cujo argumento final foi o de fechar o fórum…
    e
    The autohemotherapy reference manual
    the definitive guide to the literature
    by S.H. Shakman.
    Published 1996 by Institute of Science in Santa Monica, CA .
    Em http://instituteofscience.com/autohemo.html
    Traduzido: AUTO-HEMOTERAPIA MANUAL REFERÊNCIA
    (The AUTOMED Project) (Portuguese Edition) (Kindle Edition)
    by S. H. (Hale) Shakman (Author)
    No customer reviews yet. Be the first.
    Kindle Price: $11.99 & includes international wireless delivery via Amazon Whispernet
    EM http://www.amazon.com/dp/B003UV8MLK/?tag=eb_ff-20
    Pesquise sobre a vacina ZIMDUCK, pesquisada há 15 anos na FIOCRUZ, USP e UFRJ, baseada na proteinoterapia, berço também da AH.
    Olivares Rocha

    ResponderExcluir